De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de traqueia, brônquio e pulmão tem incidência de 8,7% entre a população masculina, atrás apenas do câncer de próstata (31,7%).
Entretanto, em pesquisa realizada pela USP e Universidade de Harvard e publicada na revista Cancer Epidemiology, constatou-se que os hábitos saudáveis de vida podem evitar cerca de 20 tipos de câncer.
Portanto, é cientificamente comprovado que o tabagismo, o consumo de álcool, a alimentação e a prática de atividade física estão diretamente relacionados à prevenção do câncer.
O coordenador da Comissão Científica de Câncer de Pulmão da SBPT, Dr. Gustavo Prado, falou sobre o assunto ao jornal Estadão.
Na entrevista, ele lembrou que entre 75% e 85% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Outro fator de risco é a exposição à poluição ambiental e a agentes poluentes associados ao trabalho.
Os processos de queima da cana-de-açúcar, extração de minérios e instalação de telhas de amianto, por exemplo, oferecem riscos de inalação de partículas cancerígenas.
Quanto à alimentação, o Dr. Prado recomendou incluir produtos de origem vegetal e evitar os ultra processados produzidos a partir de proteínas animais.